O diretor-presidente da ACDHAM (Associação Comunitária de Habitação do Estado de Mato Grosso), Emídio de Souza, visitou a comunidade tradicional conhecida como CARDAVASCO, localizada na vicinal Tamanduazinho, no distrito de Água Fria, município de Chapada dos Guimarães.
A estrada vicinal que dá acesso à comunidade encontra-se em condições precárias, necessitando urgentemente de encascalhamento. Aproximadamente 13 famílias vivem na região, somando cerca de 40 pessoas que se encontram isoladas.
A história da comunidade remonta a 1912, sendo formada por famílias centenárias. Entre os primeiros moradores, estão os ancestrais da senhora Agostinha Silva de Souza — seu irmão sr Mariano dos Santos Silva (conhecido como “Dengo”), os biz avô Olavo de Souza e Vicente Ferreira da Silva. Na época, o local era um ponto de encontro para atividades religiosas.
Atualmente, as crianças precisam caminhar cerca de 5 km até o ponto onde aguardam o transporte escolar, o que dificulta o acesso ao ensino básico e praticamente inviabiliza o ensino médio.
Emídio de Souza afirmou que levará as demandas da comunidade às autoridades municipais, estaduais e federais, cobrando providências urgentes para garantir dignidade e acesso aos direitos básicos dessas famílias.